terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

1. Domenico


Domenico Sommacal é o primogênito da família de Francesco e Onesta Maria Moro. Nasceu em 18.03.1865 em Mel(Itália) e faleceu em 3.5.1947, em Serafina Corrêa. Foi batizado no mesmo dia na Paróquia de Santa Giustina Virgem e Mártir, Comuna de Limana, Província de Belluno, Veneto e recebeu o nome do avô paterno que também se chamava Domênico. Em 12 de abril de 1893, casou na igreja matriz de Caravaggio com Assumpta Domenica Sebben, também natural da Itália. Ele, com 28 anos de idade e, ela, com 19 anos, filha de Giovanni e Maria Domenica Sebben. No dia 20 de abril de 1893 casou no Civil, lavrando o ato no Cartório de Bento Gonçalves. Com a morte do pai permeneceu com a mãe e irmãos mais um tempo na casa paterna em Caravággio até transferiu-se para Guaporé onde fixou residência no lote no 13 da Linha Marechal Deodoro, onde até hoje existem as casas paternas. Atualmente esta linha pertence ao município de Serafina Corrêa, RS.
Em 1946, aos 72 anos, morre Assumpta Domenica Sebben e, um ano após, em 03 de maio de 1947, de problema cardiorenal, morre, aos 82 anos de idade, Domenico Sommacal, sendo enterrado no Cemitério Municipal de Serafina Correa. Nas casas paternas permaneceu morando a filha caçula, Amélia, nascida em 4 de março de 1915, juntamente e o neto, Ernesto, filho do Antonio.
O casal teve 12 filhos: José, João, Onesta, Angelo, Antonio, Maria, Isabel, Josefia, Frederico, Jacinto, Amélia e Assunta. Boa parte dos filhos migraram para terras em Santa Catarina, Paraná e Centro Oeste e até no Norte do país.
(Fonte: Luis Sommacal Neto)

Um comentário:

somacal disse...

olá, sou Tataraneto de Fracesco,Bisneto de Domenico, Neto de Jacinto, Filho de Olimpio e me chamo Jacinto Antônio Somacal.
Recados para Jasomacal@hotmail.com