Há registros da existência do sobrenome Sommacal no distante 1720 em regiões pertencentes, hoje, à França. Não há dados precisos sobre este sobrenome que acabou sendo numeroso na região de Belluno, Vêneto, especialm,ente em pequenos municípios localizados ás margens do rio Piave.
O sobrenome Sommacal tem sua origem associada a um local. A palavra originalmente escrita com dois “m”, compõe-se, na verdade, de duas: somma + cal. "Somma" é um adjetivo feminino no italiano gramatical que, por justaposição, significa "adição”, "agregação". E "cal", outro termo que pode significar rua, estrada, avenida, via. Era comum no dialeto Vêneto suprimir letras nas palavras. No espanhou, virou calle. Logo, tudo leva acrer que o nome Somma+cal signifique "a soma de rua", ou, em outras palavras, a junção das ruas que no bom português significa o cruzamento, a rotatória ou rótula. Por esta especulação, pois nada é científico, pode-se pensar que a pessoa que recebeu este sobrenome deveria ser uma pessoa que morava próximo ao um cruzamento de ruas, ou, quem sabe, um comerciante de cruzamentos.
Aliás, a mesma raiz etimológica formou outros nomes como Somma+villa, isto é, encontro de vilas, na parte alta da vila ou Somma-riva, encontro de ruas aclives, sobrenome muito comuns na região de Belluno.
Em todo o caso, basta lembrar que, conforme o censo demográfico feito em 1885 em 16 comunidades que formam o hoje município vêneto de Limana, em 10 delas existe o registro da presença de membros da família Sommacal. Além de Limana, havia Sommacal nos “paesi” de Canè, Triches, Polentes, Centore, Dussoi, Giaon, Navasa, Valmorel e Navenze.
Folclore
Há, ainda, várias versões sobre o uso do sobrenome Sommacal. Cada país aplica uma com suas comparações folclóricas. No Brasil, é muito comum atribuir o prefixo "soma", à operação matemática e o sufixo “cal”, produto mineral de cor branca. Ou, então, na fertilidade de criações, há os que juntam à palavra ao som, movido a cal. Na Em Portugal, há descendentes que vêem, no sobrenome a mesma raiz da formação do país. Portugal sendo uma palavra composta por duas expressões: porto + calle, tenta-se associar o "cale" à mesma plavra da origem do nome Somma + cal. Na, verdade, o “cale” do “portu+cale”, refere-se ao porto de Cale, ou Galia, em latim, no Sul da península, de onde, por influência da localidade-sede da nobreza, saiu o nome do país mais ocidental da península. Na Colômbia, a cidade de Cali, também permite especulações. Cremos que todas estas associações feitas ao nome Sommacal não passam de meras associações folclóricas.
sábado, 24 de fevereiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Que bacana Cláudio...assim que conseguir escanear as fotos do meu bisavô João Somacal te envio...
Postar um comentário